[firebase-br] Localizar servidor na rede

Otto ottofuch em terra.com.br
Seg Mar 20 14:56:24 -03 2006

O que seria servidor no caso?
O servidor gerenciador do banco de dados Firebird?
Ou um servidor de arquivos como o Windows 2000 server(modelo
cliente/servidro)?
Numa rede ponto a ponto, a rigor não há servidores, e sim, computadores
"pares", daí o nome de redes "peer to peer".
Qual é exatamente a sua situação?
[]´s
Otto

----- Original Message -----
From: "Rodolpho da Silva Nascimento" <rnascimento em cmsolucoes.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Monday, March 20, 2006 9:58 AM
Subject: Re: [firebase-br] Localizar servidor na rede

Olá Valdir,

  Acho que isso é uma questão de definição de padrões da empresa.
Identificar um computador na rede como servidor não é uma tarefa fácil (e
também não sei se tem como fazer), pois pode envolver muitos parâmetros.
Acho que a solução mais viável seria definir um nome padrão para o servidor,
tipo SERVIDOR01, ou SRV, etc... para a string de conexão já poder estar
previamente montada nas estações. É bom evitar informar o IP na rede, pois
caso a empresa deseje trabalhar com servidor DHCP, vc não teria trabalho
nenhum, pois não mudaria o nome do servidor, além do mais, não é todo dia
que se fica mudando um nome de uma máquina em uma rede.

T+
Rodolpho