[firebase-br] Problemas com FKs de novo

Ricardo Acras ricardo em acras.net
Seg Mar 20 16:48:53 -03 2006

Oi,

  Um tempo atrás eu tive um problema com FKs, onde dava o erro "Internal GDS
consistency check (can't continue after bugcheck)" mesmo minha base não
estando corrompida (segundo o gfix).
  O que mais me intrigou de tudo isso é que mais de uma base, de mais de um
cliente, em sistemas diferentes, foram corrompidas. Eu estou seriamente
desconfiado da versão do FB que eu estava usando (WI-V1.5.2.4731 Firebird
1.5).
  Pois bem. Além destes erros "com mensagem" percebemos um erro mais sutil,
mas muito grave. O SGDB estava permitindo exclusão de registros
referenciados. Sem nenhum erro. Tentamos recriar tabelas e na hora de
adicionar FKs... mesmo erro anterior.
  Desinstalamos esta versão do FB e instalamos a última disponível hoje no
site. Recriamos a base do zero com os mesmos dados e tudo passou a
funcionar, todas as FKs e tudo.
  Nosso último problema está sendo nesta "recriação" do banco. Os campos do
tipo Blob não estão sendo criados por que o programa que usei (IBExpert)
gera sentença SQL.
  Bem, antes de sair escrevendo um programa para recuperar as bases que eu
encontrar estragadas, gostaria de saber se existe algum programa que crie
uma base que seja a cópia fiel de outra. Se sim, onde encontro?
  Também gostaria de saber se alguém passou por algo parecido ou sabe o que
ocasiona estes problemas que tive.

Obrigado
Ricardo