[firebase-br] Campos auto incremento

Magno magnoscosta em bol.com.br
Qui Mar 16 08:38:33 -03 2006

Todu mundo falou o pq e tal.... mas vou matar a pau agora....

Se vc tem preguiça, que nem eu tive pra fazer generators.... deve ser pq vc
ainda nao descobriu que o IBExpert tem uma função pra fazer isso
automáticamente com 2 cliques....ops..2 nao..rs.. 4.. dois pra abrir a
propriedade, um pra criar o generator e outro pra cria a triguer....

Depois q eu "descobri" isso... cabou meu xingamento por ter que fazer 80
generators e 80 triguers....

vlw...
Magno
----- Original Message -----
From: "Fabio" <clicklist em gmail.com>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Wednesday, March 15, 2006 6:23 PM
Subject: Re: [firebase-br] Campos auto incremento

Se o Firebird team implementasse o recurso de campos autoincremento, voce
poderia continuar usando o seu metodo favorito. O fato de existirem ou nao
campos auto incremento nao obriga você a usá-lo, não é verdade?

O legal é dar liberdade para o programador (ou dba, sei lá) escolher.

Não estou criticando o Firebird em si (que é muito maneiro) mas a falta
deste recurso tão básico. Mesmo se não houvessem tantos bons motivos
(como alguns que citei), um excelente motivo seria "Facilitar a migração de
quem usa Sql Server (e até Access) para Firebird".

Até hoje voces nao acham engraçado o fato do Sql Server não ter um recurso
nativo para paginação de resultados, sobrando apenas o uso de SELECT TOP X
mais um monte de gambiarras (para mim ROW_NUMBER do Sql Server 2005 é
gambiarra). Se vc falar com alguem doido por Sql Server, o cara vai dizer
"Isso da pra resolver com stored procedure parametrizada, row_number, etc,
etc, etc"... Na verdade, o banco INEXPLICAVELMENTE nao implementa um recurso
básico e útil, que facilita a vida da gente (ou pelo menos de quem QUER
usar...).

Obrigado pelas opiniões!

[]'s
Fabio