[firebase-br] possivel lixo no DB Firebird

Otto ottofuch em terra.com.br
Ter Mar 7 20:38:46 -03 2006

"da a impressao que não foi apagado fisicamente"
E não é apagado físicamente.. Só não ví isto acontecer no Paradox. Acontece
no Dabase (inclusive Clipper que usa arquivo do DBase 3+) onde, quando você
apaga um campo é colocado um asterisco num campo usualmente oculto e a
redução do arquivo físico só acontece após um pack. Também não é apagado
físicamente no Acess (que usa arquivo único), por exemplo.
[]´s
Otto
----- Original Message -----
From: "Pineli" <carlospineli em gmail.com>
To: <lista em firebase.com.br>
Sent: Tuesday, March 07, 2006 8:54 AM
Subject: [firebase-br] possivel lixo no DB Firebird

Ola pessoal... percebi uma coisa curiosa aqui no meu DB, tenho uma tabela
com 253 campos. Quando o Db estava vazio o arquivo FDB tinha +/- 2.4mega ai
fiz um teste incluindo automaticamente 1500 registros... o arquivo ficou com
5.6mega. ate ai tudo bem... mas depois que limpei o banco de dados com o
IBExpert o arquivo continua com 5.6mega, da a impressao que não foi apagado
fisicamente..., sei la... o que pode estar acontecendo?
Obrigado
Pineli