RE: [firebase-br] Join entre bancos. Experiências

Rubem Nascimento da Rocha djpardalrocha em hotmail.com
Qua Jun 28 14:01:08 -03 2006

Eu acho que quem pode melhor falar a respeito disso é o Carlos Cantù. Quanto
a mim, particularmente, em aplicações Delphi que tenho desenvolvido com
FireBird ainda não tive essa necessidade, mas poderia tentar (eu disse,
tentar!) remediar essa (até então) deficiência do FireBird usando um recurso
que (acredito eu) poucos conheçam do BDE: consultas heterogêneas.

O BDE¹ (Borland Database Engine - Mecanismo² de Banco de Dados da Borland)
permite que vc possa, a partir de uma conexão feita a um Alias nativo com
acesso a bases de dados Paradox, construir sentenças de consulta SQL SELECT
com uma sintaxe ligeiramente diferente, permitindo que se possa mesclar
dados de diferentes aliases. Eu usei esse recurso várias vezes, entre 1998 e
2000, em um projeto que envolvia conversão de dados entre bases/bancos de
dados diferentes.

A documentação do BDE que acompanha qualquer versão do Delphi até a versão 7
fala sobre esse assunto. O arquivo é o LOCALSQL.HLP. Nesse arquivo de ajuda,
o recurso é mencionado como 'heterogeneous join'. Esse arquivo se encontra
em

C:\Program Files\Common Files\Borland Shared\BDE

ou

C:\Arquivos de Programas\Common Files\Borland Shared\BDE

OBS.: (1) Se tiver alguém perguntando se o dbExpress, ADO ou DataSnap
(antigo MIDAS) possuem algo semelhante às consultas heterogêneas do BDE, a
resposta é NÃO!; (2) Pelo amor de Deus, a tradução para o termo nesse
contexto é mecanismo, e não motor!

Sds.