[firebase-br] Servidor Firebird no Linux / Terminais Windows....

Pedro news.pj em gmail.com
Sáb Jun 17 22:44:38 -03 2006

Na instalação do firebird no linux é criada uma senha aleatória para o
usuário sysdba.Verifique se na pasta do seu firebird ( linux - /opt/firebird
? ) tem um arquivo de nome estranho : SYSDBA.password. Hehehehe...

dê um "cat" neste arquivo...

cat SYSDBA.password

Deve aparecer a indicação do ISC_PASSWD. Anote esta senha. Daí, entre na
pasta "/opt/firebird/bin" e execute o script que lá estará :

changeDBAPassword.sh

Provavelmente pedirá a senha que vc anotou, que neste instante deverá ser a
atual. Feito isso, vc deverá entrar a nova senha e aí é com vc, hehehe...

Outra coisa... Sobre a permissão de acesso ao arquivo. O único usuário que
precisa ter acesso ao arquivo é o usuário que é dono do processo do firebird
no linux. Normalmente o linux quando instalado é configurado por default
para rodar sobre o inetd ou xinetd, a depender do sabor do linux. Vc pode
indicar qual é este usuário ou descobrir quem ele é verificando o arquivo
"/etc/xinetd.d/firebird". Por segurança não é recomendado que seja o root,
pq é o superusuário de todo o sistema. Este se torna um ponto de
vulnerabilidade que pode ser explorado para fins "sombrios". Mas o usuário
que estiver indicado neste arquivo precisa ter acesso ao arquivo fdb para
que o servidor firebird consiga realizar suas operações normalmente neste
banco. Para este fim, APENAS este usuário precisa desse privilégio. A
depender de seus objetivos, nada impede que vc permita que outros usuários
acessem o local onde vc coloca os arquivos fdb. Tudo depende da relação
entre o nível de segurança que vc quer implementar e a dor de cabeça que vc
quer ter, hehehehe...

At,
Pedro.