[firebase-br] Firebird ODBC

Marcio André marciokviatkovski em yahoo.com.br
Sex Jun 16 09:06:04 -03 2006

Olá Otto,

Segundo o que eu sei (quase nada! ;)), o ADO (ADODB) não se conecta
diretamente a nenhum banco de dados.
Ele é apenas uma camada de abstração de dados, ou seja, funciona
intermediariamente entre a aplicação e a fonte de dados, fornecendo recursos
como recodset (igual aos datasets do Delphi), acesso a view, sp e outras
coisas mais.
Para que o ADO se conecte ao banco é preciso um drive ODBC ou um provedor
OLEDB que faça a ponte entre o banco (que pode ser qualquer banco, desde que
exita o drive certo) e a aplicação.
Esta é a minha visão de funcionamento da coisa. Posso estar errado, mas nos
nossos programas sempre funcionou dessa maneira.
Mas, em todo o caso, se alguém souber de alguma forma de conectar o ADO
diretamente ao Firebird sem o maldito do ODBC, por favor, contribua
conosco...

[]'s
Marcio.