[firebase-br] acesso na rede c/ delphi

Gianclaudio Oliveira gianclaudiooliveira em yahoo.com.br
Qua Jun 14 19:32:15 -03 2006

Tem toda razão... esqueci de falar do Firewall. Inclusive, dependendo  do Firewall usado, pode atrapalhar tanto no servidor, quanto nas  estações.

  Grande abraço

marcelo luiz stefaniak - teflamar <marcelo em teflamar.com.br> escreveu:  ver no firewall do xp se a porta 3050 está liberada senão...

----- Original Message -----
From: "Gianclaudio Oliveira"
To: "FireBase"

Sent: Wednesday, June 14, 2006 6:50 PM
Subject: Re: [firebase-br] acesso na rede c/ delphi

Cara, não há motivos para não funcionar.
  No servidor, execute a instalação do módulo server, escolhendo
SuperServer ou Classic. Já utilizei os dois e funcionaram bem. Nas
estações, você só precisa da GDS32.DLL. Você pode simplesmente pegar a
FBCLIENT.DLL e renomear para GDS32.DLL. Um dica que eu te dou é colocar  o
executável e a DLL numa pasta compartilhada do servidor (somente o
executável e a DLL. O Banco não precisa. Nem sequer deve). Nas estações
você só precisa apontar o atalho para esta pasta. Não esqueça de
especificar (nas propriedades do atalho) o "Iniciar em/Local" para a  pasta
compartilhada. Obviamente o alvo do atalho é o próprio executável.
  Sob WinXP, o usuário deve ter acesso de administrador (na estação/cliente)
para poder executar a DLL pela rede.
  Não esqueça também que o caminho de conexão que você deve especificar  no
componente de conexão (IBDatabase, provavelmente) é da seguinte  forma:
SERVIDOR:CAMINHO_COMPLETO
  Ex:
  192.168.1.1:C:\sistema\dados.fdb
  meuservidor:C:\sistema\dados.fdb

  Em diversos tutorias que se encontram por aí, fala-se sobre acrescentar  a
seguinte linha no arquivo SERVICES do Windows (No Win98/Me, fica na  pasta
"C:\Windows". No WinNT, 2000 e XP, na pasta
"C:\Windows\System32\Drivers\Etc"):

gds_db 3050/tcp #InterBase/Firebird

  Mas eu nunca fiz isso e sempre consegui trabalhar normalmente com o
Firebird.

  Boa sorte

  Mauricio Rufino da Costa Rufino  escreveu:
Boa tarde galera!

Desenvolvi um sistema que trabalha ok em minha máquina que desenvolvo. Dem
Delphi 7.0 e Fire 1.5.3. Instalei o Server em minha máquina s/ retro
compatibilidade, e uso DBExpress com o drive do Iterbase. Foi fazer testes
em outra máquina na rede e não consigo me connectar de modo aglum.
Gente estou concluíndo um sistema e não estou podendo testar no cliente,
pois ele que ver o sistema configurado na rede.
Por favor alguém poderia me descriminar passo-a-passo com posso fazer isto.
Se possível for galera passa todo o passo para isso como instalação do
FireBird no servidro e nas máquinas cliente.
Obrigado galera!

http://br.messenger.yahoo.com/