[firebase-br] OFF: Tempo de espera por resposta do servidor ao tentar conectar.

Gianclaudio Oliveira gianclaudiooliveira em yahoo.com.br
Qui Jun 8 17:39:02 -03 2006

Caros companheiros, estou tendo um probleminha meio off que talvez algum de vocês possa me ajudar.
  Utilizo o Delphi. Estou usando os componentes MDO (Mercury) para  acessar o Firebird. Acontece que, por necessidade do cliente, o sistema  tem que tentar fazer conexão com o servidor e, se não conseguir, aí ele  conecta a um banco local.
  Caso tenha começado trabalhando no banco local (Off-line), de tempos em  tempos ele deve tentar fazer a conexão com o servidor. Toda a tentativa  de conexão com o servidor acontece sem a interação do usuário. Ou seja,  ele (o usuário) nem sabe se está trabalhando on-line ou off-line. Isso  é a necessidade do meu cliente.
  Até aí tudo bem. O programa está pronto e funcionando corretamente.
  O problema é que em toda a tentativa de conexão, se o servidor não  estiver disponível (por qualquer motivo que seja), o sistema fica um  tempão travado esperando a resposta do servidor, pra só depois dar o  erro de conexão. Dependendo do sistema operacional e das condições da  rede, esse tempo chega a 1:30min. Isso é uma eternidade nas mãos dos  usuários, que chegam a pensar que o sistema está lento ou travado.
  Colocar algo na interface do sistema avisando sobre a tentativa de  conexão com o servidor não resolve, pois os usuários precisam de  agilidade no sistema.
  Eu precisava diminuir o tempo de espera pela resposta do servidor. De  repente, algo que me dê a escolha do tempo. Provavelmente vou usar um  tempo bem curto como 1 segundo ou coisa do gênero.

  Desde já, obrigado pela ajuda.
  Gianclaudio Oliveira