Re: [firebase-br] Gostaria de uma opinião sobre ese caso de Banco Corrompido !!!

Paulo Henrique Mendes Martin paulo.mendes87 em gmail.com
Sáb Jun 3 13:37:25 -03 2006

 Voltando a questão do Database em um pendrive, eu não sei como vocês estão
fazendo o acesso, em que máquina está, mas estou fazendo minhas deduções e a
solução que eu pensei para esses tipos de problemas foi a seguinte.

Admitindo que o SO utilizado é Windows alguma coisa, e a aplicação é Delphi,
trabalharia dessa forma.

os arquivos .bat aceitam muito bem scripts em Basic, ou se somos
afeccionados pelo pascal poderíamos gerar um nele utilizando o turbo pascal.

Sempre que o cara espetasse o Banco de Dados dele no computador, o mesmo
seria Replicado para um Lugar específico na máquina. (mas e a aplicação que
já está indo buscar o banco de dados todos no pendrive???) Mexendo certinho
no windows dá para burlar as letras de mapeamento que ele utiliza para criar
a unidade do pendrive, ou seja, replicamos o banco na mesma letra de antes
que o pendrive criava.

Ai toda a aplicação estaria mexendo nesse banco REPLICADO no computador o
qual dificilmente ira gerar algum problema ou violação de acesso.

Gerariamos outro script para a cada determinado range de tempo ele replicar
os dados novamente para o banco de dados do Pendrive. assim teríamos uma
integridade maior.

Usando algumas APIs do Windows poderíamos cirar um laço que sempre que ele
requesitasse tirar o pendrive, a mesma gerrase uma replicação nova para o
pendrive do banco, e deletasse aquela temporária cridada dentro do
computador, assim teríamos o banco no pendrive e sempre atualizado e sem
problemas de acesso.

Essa é a ideologia, mas fazer é um parto, com risco de até mesmo perder
atualizações no banco. mas se rodada de maneira correta é infalível.

Eu sei que usando SO Linux (anything) é tudo mais "simples", nada que também
não dê para fazer no windows!

Pense nesta possibilidade