[firebase-br] Pagamentos X Tabelas (estruturação)

Marcelo Silva marcvan em ig.com.br
Sex Jun 2 13:07:22 -03 2006

Pessoal, estou montando um mini financeiro e gostaria de saber como os colegas fariam neste caso:

Tenho que quitar um pedido e este pedido pode ser quitado de uma maneira mesclada (isso se dá porque o nosso representante pega cheques de varios clientes para fazer um pedido)

Dinheiro
Cheque a Vista
Cheque Pre
Cartao Debito
Cartao de Crédito

Exemplo

Valor do Pedido R$ 10.000,00

2.000,00 -> dinheiro
2.000,00 -> 10 cheques a vista
2.000,00 -> 5 chques pré
2.000,00 -> debito no cartao (a vista)
2.000,00 -> cartão de crédito

Como vocês guardariam esses dados haja visto que um cheque (pre ou a vista) pode voltar e neste caso eu deixaria o pedido em pendencia.

Em um sistema antigo que tem aqui o cara usa duas tabelas (bancos (onde lança os cheques) e tesouraria (onde lança dinheiro)), mas acho este método meio ruim porque toda hora tenho que buscar nas duas tabelas

O que estava pensando era em usar só uma tabela e definir um flag com o tipo de lançamento que está sendo feito

Minha dúvida também é com relação ao tamanho da tabela... haja visto que poderá ter muitos registros.

O que voces acham devo separar as coisas ou neste caso faria uma tabela só ???

Quaisquer dicas ou conselhos serão muito bem apreciados...