Re: [firebase-br] Dúvidas básicas...

Kléber Caneva kdcc em terra.com.br
Seg Fev 20 15:24:33 -03 2006

1) Arquivo GDB ou FDB é a sua Base de Dados;

2) Vc pode usar aquele que melhor lhe servir, entre eles: DBExpress, IBO,
IBX, ZeosLib, MDO, BDE, etc..

3) Nenhuma, o banco trabalha bem em qualquer uma delas.

[]´s

Kléber Caneva

----- Original Message -----
From: "Robson Dantas" <rdaguiar em superig.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Monday, February 20, 2006 3:04 PM
Subject: [firebase-br] Dúvidas básicas...

Olá a todos da lista...

Queria saber algumas questões muito básica mesmo, mas que tenho dúvidas
encucadas na cabeça:

1. Assim que eu instalei o Firebird aqui, também instalei o DBExpert
Personal, eu não achei o arquivo GDB ou FDB que o DBExpert solicita,
tentei criar ele e não consegui, então tive que usar o IBO (foi mais
fácil). O Firebird procura esse arquivo ou não? cada programa chama seu
FDB ou GDB e o Firebird não controla nenhum arquivo desses?

2. No Delphi, qual o componente nativo do Firebird? Digamos que o
InterBase comece a ficar incompativel com o Firebird, e houver mudanças
no DBExpress, qual seria o melhor componente para usar sem se preocupar
com isso tudo?

3. Uso tanto o Linux como o Windows, preciso ter alguma preocupação
quanto a alguma alteração nestes dois ambientes?

Quando for responder, favor indicar o número da pergunta referente.

Agradecido

Robson