[firebase-br] RES: Performance no Linux

Otto ottofuch em terra.com.br
Qua Fev 1 20:27:36 -03 2006

"ambiente gráfico no Linux. Neste ponto devo relatar que o servidor não é
utilizado localmente (não possui nem monitor). Ele simplesmente é iniciado.
Ninguém faz login diretamente nele. Mesmo assim, pelo que entendi, é preciso
desabilitar a utilização do ambiente gráfico na instalação do servidor,
mesmo que ninguém faça login local nele."

Ao se inicializar um computador com Linux, existe uma coisa chamada
runlevel. Na maioria das distribuições o runlevel = 3 é usado para o
computador iniciar no modo console (tela preta) e o runlevel = 5 é usado
para o computador iniciar no modo gráfico, inclusive com login gráfico.

Já aconteceu de eu bobear na instalaçao de um Mandriva em certo computador
não optar pelo runlevel = 3 (no instalador é perguntado outra coisa, não me
lembro exatamente qual) e o Mandriva ter uma placa de vídeo nVidia, que tem
problema com esta distribuição. Neste caso o runlevel = 5 é default, e o
Mandriva aborta. Iniciando com runlevel = 3, é só se logar como root ou como
um usuário já criado, e depois fazer o teste do ambiente gráfico com startx.
Num servidor para o Firebird a instalação não deve ser automática, e sim
comandada por você (não me lembro no momento o nome dado), e você deve
desmarcar tudo o que não interessa, como desenvolvimento, DHCP, música, etc
etc. Pode até deixar uma interface gráfica pesada de sua preferência (KDE ou
Gnome, as mais comuns) e uma interface gráfica leve (existem, mas também não
me lembro do nome).
O Suse Linux tem uma ferramenta muito boa, o Yast, que vem em duas versões,
a versão texto, para o ambiente console sem suporte gráfico, e a versão
gráfica, para ser usada em ambiente gráfico. Outras distribuições tem
ferramentas semelhantes.
Mas o importante é só instalar o que for necessário.
[]´s
Otto