[firebase-br] RES: 1/2 Off: Componente de acesso Free ideal(Delphi)

Ter Ago 29 16:45:40 -03 2006

Experimente usar ADO no linux, ou ODBC no SOLARIS...

Mas em partes você está certo, o instalador do FireBird é muito pobre de
ferramentas, só faz o básico, sempre precisamos de ferramentas de terceiros
para extrair o melhor resultado.

Por outro lado, é extremamente flexível e democrático. Não é monopolista
quanto outros produtos. Tem um instalador leve que funciona até em 486 com
8MB de ram trabalhando com LINUX kernel 2.2 ou Windows 95, procure lembrar
de algum banco de dados moderno que funciona numa máquina destas ? Funciona
por anos sem a necessidade de um DBA...

O problema é que o FireBird ainda tem uma herança muito pesada e negativa
vinda do InterBase. Digo negativa pois Interbase e Firebird mantém um
percentual de compatibilidade que mais atrapalha do que ajuda ( 0% de
compatibilidade às vezes é melhor do que 95%).
Até bem pouco tempo atrás, havia pouquíssimas ferramentas boas disponíveis
para o InterBase, pois apenas a Borland e alguns poucos masoquistas
investiam nele.
Por isto é que temos tantos componentes e drivers problemáticos com o
FireBird - que foram desenvolvidos contemplando um problema específico e não
sua utilização em larga escala.
Só para se ter idéia, o BDE (Borland DataBase Engine) NÃO FUNCIONA
corretamente com Dialect 3, e o Interbase foi feito pela Borland. Ou seja,
nem ela acreditava no produto, por isto abriu o fonte do banco.

O Banco é bom, isto é inquestionável, mas as ferramentas que acompanham o
produto, e os produtos de terceiros disponíveis estão anos-luz da maturidade
e/ou recursos ofertados para outros bancos, mas isto não é culpa do FB, Se
ele custasse metade do que o Oracle custa (exceto agora que há uma versão
free) tenha certeza que teríamos uma versão a cada Seis meses, ao invés de
termos uma versão à cada dois anos ou mais, e um instalador de 50 MB ou
mais.

Só que uma vez que conheça sites como www.ibphoenix.com, você terá acesso à
drivers/providers para ODBC, JDBC, NET e várias indicações de ferramentas
para construir e administrar o banco de dados, incluisive artigos e boas
ferramentas de modelagem (incluindo migração entre bancos diferentes).

Mais ainda há um consolo... o fonte é aberto... se não gosta de algo, ou
sente falta de algo, faça você mesmo! O Collate PT_BR está aí para provar...

sucesso,

Eduardo Jedliczka
Membro do TeamFB - FireBase
Apucarana - PR
"Posso não concordar com nada do que dizes.
Mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo"
(Voltaire 1694-1778)