[firebase-br] Não mostra msg do Exception em trigger

JB josebenedito em gmail.com
Qui Abr 13 14:50:03 -03 2006

eu utilizo +- assim concatenação

CREATE TRIGGER TRG_INC_TESTE FOR TESTE
ACTIVE BEFORE INSERT POSITION 0
AS
  declare variable nome varchar(25) ;
begin
  nome = 'JB';

  if (NEW.id IS NULL) then
    exception msg 'O conveniado ' || nome || ' ja existe!';
end

Att.
JB

"NextCorp Informatica" <nextcorp em terra.com.br>
escreveu na mensagem news:009e01c65f1c$e82ca200$6401a8c0 em nextcorp...
caros colegas

Estou utilizando a trigger abaixo para verificar se já existe um auxiliar ou
dependente como titular de plano de saúde.
Funciona normalmente.

O problema está na msg do exception. Posso utilizar uma variavel que retorna
do meu select para concatenar na msg do exception ?????

Assim como está a minha trigger, ele gera a exceção, mas por causa da
variavel concatenada não mostra a msg, mostrando apenas
exception_msg com um botão de OK.

Tem como ser assim ou tenho que passar a variavel para o exception de forma
diferente

CREATE TRIGGER TR_VERIF_TIT_CONVMED_BIU0 FOR CONVENIOS_MEDICOS
ACTIVE BEFORE INSERT OR UPDATE POSITION 0
AS
 declare variable wnome varchar(25) ;
begin
  if (exists (
     select a.com_grau, Coalesce(b.aux_nome, c.dep_nome) as wnome
     from convenios_medicos a Left Join auxiliares b On a.com_codbarra =
b.aux_codbarra Left Join dependentes c on a.com_codbarra = c.dep_codbarra
     where (com_aux_codigo = new.com_aux_codigo) and (com_grau = 'T') and
(com_cod_convenio = new.com_cod_convenio))) then
         exception exception_msg 'O conveniado '||wnome||'já é o titular
deste convênio.';
end

Atenciosamente

Washington A. Müller da Silva