[firebase-br] config. zebedee

Marcelo Nunes de Oliveira marcelofeital2004 em yahoo.com.br
Qua Abr 5 09:12:43 -03 2006

Ola,
tambem tive uns problemas de configuração do Zebedee e um amigo me postou a seguinte resposta:

Acabei de conferir os arquivos de configurações que  vc enviou e está tudo correto.
 Os passos para a configuração do Zebedee são  simples, muito simples mesmo, abaixo segue os passos que vc tem que  seguir:

 Para instalação do Zebedee sem  redirecionamento:

 Servidor:
 Passo 1. Instale o Zebedee no  servidor (sei que é óbvio mas faz parte).
 Passo 2. No micro servidor, abra o arquivo  server.zbd e certifique-se que as duas ultimas linhas estejam conforme  abaixo:
 target localhost:3050/tcp
 target localhost

 Logo após, pegue o arquivo server.zbd e copie  ele para o menu 'Inicializar', para que toda vez que o windows iniciar ele já  carregue as configurações do servidor do zebedee.
 Se o firewall do XP pedir pra liberar alguma  porte, é só liberar, geralmente ele pede para liberar somente o aplicativo  Zebedee.

 Client:
 Passo 1. Instale o Zebedee na estação do cliente  (da mesma forma que no servidor).
 Passo 2. No micro client, abra o arquivo client.zbd  e configure as seguinte linhas:
 tunnel  3051:ip_do_servidor:3050
 target localhost

  Logo após, pegue o arquivo client.zbd e  copie ele para o menu 'Inicializar', para que toda vez que o windows iniciar ele  já carregue as configurações do servidor do zebedee.
 Se o firewall do XP pedir pra liberar alguma  porte, é só liberar, geralmente ele pede para liberar somente o aplicativo  Zebedee.

 Entendendo a linha tunnel 3051:ip_do_servidor:3050
 utilizamos a porta 3051 porque o Firebird  utiliza por default a porta 3050 (assim evitamos conflito), entaum teremos  que fazer com que o client se conecte pelo zebedee na porta 3051  com destino ao ip_do_servidor na porta 3050.

 Agora vamos ao pulo do gato:
 Na estação cliente remota:
 Na string de conexão do seu aplicativo Delphi, onde  você coloca o 'ip_do_servidor', você terá que mudar para  'localhost/3051'.
 Isso significa que o seu aplicativo delphi se  conectará no ip  localhost/3051 e não mais pelo ip 200.155.21.1,  porque o ip já estará definido no arquivo client.zbd.
 Se você utiliza o servidor também como estação do  seu aplicativo delphi, a string de conexão não poderá ser a mesma das  estações.

 Se tiver mais alguma dúvida é só  perguntar.

Se tiver duvida ainda poste.
Até