[firebase-br] Desenvolvedores em C/C++ com firebird...

Seg Set 5 22:53:46 -03 2005

é Otto....

mais uma vez você está certo... existe uma API, e diga-se de passagem, ela é
bem documentada, mas é muito complexa, tornando-a pouco prática e/ou
produtiva...

Gosto de como o PHP implementa estas funções, prática, simples e objetiva.
Se pudesse / conseguisse, eu gostaria de simplificar o acesso ao banco,
visando atender minhas necessidades, mas não encontrei nenhum bom exemplo (e
os meus funcionaram, mas do ponto de vista da produtividade, ficaram uma
Porcaria) de desenvolvimento utilizando nativamente a API.

Sucesso,

Eduardo Jedliczka
Membro do TeamFB (FireBase)
Apucarana - Paraná

----- Original Message -----
From: "Otto" <ottofuch em terra.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Monday, September 05, 2005 10:03 PM
Subject: Re: [firebase-br] Desenvolvedores em C/C++ com firebird...

Estou na de Java, mas estou aqui a cismar:
o Firebird é desenvolvido em C++ e assim, deve haver APIs de baixo nível
constituido por funções que permitem a aplicações de construir e enviar
statements SQL ao gerenciador de banco de dados e receber os resultados de
volta. Para o Interbase existe o API Guide (que, salvo engano, foi
desenvolvido em C).
No Firebird Book, na página 98, consta (tradução livre):
"Programar diretamente com a API é necessário ao escrever-se drivers para
linguagens 'scripting' tais como PHP e Phyton e para desenvolver classes de
acesso a dados em linguagens orientadas a objetos tais como Java, C++ e
ObjectPascal. Aplicações também podem ser escritas para chamar diretamente
funções da API sem a intermediação de um driver. Essas aplicações
'diretas-para-a-API' podem ser poderosas e flexíveis, com o benefício da
velocidade, pequeno 'footprint' e controle fino sobre a alocação de
memória."
Depois oito categorias de funções da API, todas iniciando com o prefixo
"isc_".
100+
Otto