[firebase-br] Firebird no XP x64

Qui Out 6 12:48:00 -03 2005

Só há versões do FB  compilada em 64 Bits para Linux.

Como o Windows 64 ainda é Beta (o XP 64 Edition com toda a certeza, e até
onde eu saiba, o Windows 2003 Server 64 também é), a equipe de
desenvolvimento ainda não lançou nada oficialmente. É possível encontrar
algum snapshot (também beta) ou tentar compilar o FB a partir dos fontes.

Sinceramente, já encontrei várias mensagens em outros fóruns dizendo que o
desempenho do Windows 64 (tanto XP quanto 2003) ainda é ruim, e que a versão
de 32 bits roda muito melhor em máquinas de 64 Bits. Outra indicação também,
quase unânime, para construção de servidor, utilizar o Linux  com kernel 2.6
já compilado para 64 Bits.

Apesar de ter feito o Download da versão de 64 Bits (disponibilizada para
testes no site da MS), eu optei em utilizar o Wundows XP com SP2 no meu
AMD64, estou satisfeito com o desempenho. Sei que poderia ser mais rápido,
mas não encontrei drivers para meu modem ADSL, minha placa de Rede, meu
teclado e provavelmente não encontraria para impressora e scanner. A própria
AMD tem um Driver para CPU de 64 Bits a ser instalados nos Windows de 32
Bits para "melhorar" um pouquinho.

Como não tenho muito interesse sobre o assunto, (até o lançamento do vista)
não sei se a MS já lançou uma versão server para 64. se já tiver lançado,
por favor, ignore esta mensagem.

Sucesso,

Eduardo Jedliczka
Membro do TeamFB - FireBase