[firebase-br] DELPHI 7 + FIREBIRD 1.5 + DBexpress

Adriano de F. Trindade trindade em desbrava.com.br
Qua Mar 23 08:50:22 -03 2005

Rapaz,

O Firebird usa o mesmo driver do Interbase. Então, se você inserir um
componente TSQLConnection e setar os seguintes parâmetros, deve dar certo:

ConnectionName = IBConnection
DriverName = Interbase
GetDriverFunc = getSQLDriverINTERBASE
LibraryName = dbexpint.dll

Daí, dentro dos Params, você coloca:

User_Name = sysdba
Password = masterkey
Database = c:\seubancodedados.gdb

sysdba/masterkey diz respeito ao nome de usuário e senha default do
Firebird/Interbase. Você pode ter mudado, e daí, neste caso, ajuste de
acordo. E Database é o caminho para seu banco de dados, que também terás
que ajustar. Se for em um servidor remoto, o formato fica assim:

Database = 192.168.0.1:c:\trabalho\basededados.gdb

É o IP do servidor e mais o caminho LOCAL dele. Note que não é via
compartilhamento que o banco de dados é acessado, o Firebird responde
neste IP, então o caminho exato você vê no servidor, na unidade C do
servidor. Se for um sistema Linux, as barras são invertidas e não consta
o nome da unidade.

Isso feito, sete a propriedade Connected para "True". Se não der erro, o
BD está aberto. O erro que disseste, se ocorrer, pode tornar necessária
a reinstalação do seu Delphi, ou se você dispor de um outro micro com o
Delphi instalado, pode tentar copiar dele o arquivo INI do erro.

Se tudo der certo, a maneira usual de acessar é você criar um TSQLTable
ou TSQLQuery tendo como SQLConnection o seu componente TSQLConnection.

Depois, um TDataSetProvider tendo como DataSet o componente que você
criou anteriormente, um dos dois tipos acima.

E, finalmente, um TClientDataSet tendo como ProviderName o seu
TDataSetProvider. Com isso, você já acessa 100% do seu banco via código,
bidirecionalmente e sem estar como read-only (somente leitura).

Mas, se quiser usar componentes "mastigados" de acesso ao BD, como so
DBGrids da vida, você vai precisar também de um TDataSource, tendo como
DataSet o seu TClientDataSet, para fazer a conexão.

No mais, boa sorte!!!!