[firebase-br] Char set ISO8859-1 x WIN1252

Otto ottofuch em terra.com.br
Qua Mar 16 09:12:54 -03 2005

Um chute besta, que não sei se funciona:

WIN1252-->Unicode--> ISO8859-1

O Unicode é nativo no Windows NT/2000/xp e no Java.
No Linux, não sei. Também não sei como seria a conversão de WIN1252 para
Unicode, e deste, para ISO8859-1.
Mas um simples arquivo text *.txt traz problemas só quanto ao(s)
caractere(s) fim-de-linha usados. O Windows usa em hex 0D 0A (13 10 em
decimal, carriage return + new line. O Linux só usa 0A (10 - retorno de
carro), e o Mac só usa 0D (13 carriage return).
E tem mais: o Windows e o Linux rodam em máquinas x38x (exemplo: 80386) que
são "little endians" enquanto que o Mac roda em máquinas PowerPC, que são
"big endians". Assim, quem quiser trabalhar em multi-Sistemas Operacionais e
multi-plataformas em geral, tem que se preparar para isto. Algumas
conversões estão embutidas e escondidas, como a conversão ASCII para Unicode
na linhagem Windows NT, ou dentro do Java.
Um mundo novo, e um novo desafio se abrem.
{:-(
Otto