[firebase-br] qual devo utilizar?

Eduardo Pereira ecunha-listas em superig.com.br
Dom Jul 31 03:09:45 -03 2005

> Eu sou novo por aqui. já programava antes usando Access e ADO. Eu preciso
> mudar urgentemente de banco, e optei pelo FB, ouço falar muito bem dele.

Boa opção...

> - E o que muda de concreto em se programar para um banco Cliente/Servidor
ao
> invés de um DeskTop (Como o Access)?

As mudanças são muitas. O que chama mais a atenção é a quantidade muito
maior de recursos disponíveis em termos de segurança de acesso,  tratamento
de concorrência,  controle de transações, etc., além de mais estabilidade e
capacidade. Em termos específicos de programação,  em um BD
cliente-servidor,  além de uma linguagem SQL mais poderosa, existem as
"stored procedures" e "triggers", que são programas que rodam no lado
servidor operando diretamente sobre os dados e dividindo o trabalho com a
aplicação cliente. Este recurso é utilizado, entre outras coisas, para
manter as regras de negócio do sistema junto ao banco (ao invés da
aplicação). Desta forma uma aplicação desktop ou um script em ASP ou PHP
acessando um mesmo BD estarão submetidas sempre às mesmas regras de
integridade.

Uma das grandes vantagens do Firebird/Interbase é que eles são leves e
fáceis de usar como um banco de dados desktop mas ao mesmo tempo possuem
recursos poderosos típicos de SGBDs maiores, o que permite sua utilização em
aplicações de médio ou até mesmo de grande porte.

[]'s
Eduardo Pereira