[firebase-br] The Firebird Book

Evandro Aguiar Nascimento evaguiar em yahoo.com.br
Dom Jan 30 17:15:02 -03 2005

Se estiver disponivel, se for um livro que vale a pena
e se eu não estiver com dinheiro para comprar, como
estou agora, pode ter certeza que sim.

Eu tenho uma das maiores bibliotecas de delphi que eu
já vi, todos livros comprados, e sempre que eu posso
eu compro, mas no momento não estou podendo comprar
nada e não vou ficar sem informação por causa de um
falso moralismo, de que adianta eu dizer que não faço
pirataria e depois vou à feira comprar discos piratras
de software, aposto se voce comprou seu pacote de
desenvolvimento delphi, aposto se voce pagou pela
cópia que tem instalada em casa, ou no seu notebook,
aposto se voce pagou pelsa licensas de tosoa os
programas que tem instalado em seu computador, em sua
empresa, aposto se voce tiver pago ou paga pelos
códigos livres que usa em seus programas, que são
distribuidos livremente, e no entanto, milhares de
programadores utilizam, sem pagar nada, mesmo quando a
licenca diz que não podems erem utilizados para fins
comerciais.

Acho que a única coisa que é realmente genuina nesses
dias é a hipocrisia nossa de cada dia, eu pirateio
sempre que preciso, pago quando posso, espero poder
sobreviver e ganhar dinheiro para não poder piratear
nada, tambem gostaria de viver em um mundo aonde as
pessoas não arriscassem a vida das outras passando em
alta veocidade nos sinais vermelhos, mas ainda não
chegamos a esse nível, a primeira coisa que um editor
precisa pensar quando lança uma obra, é que, se ela
for uma obra interessante, ela vai ser pirateada, seja
por quem precisa, seja por quem é mesquinho, seja por
quem simplesmente gosta de pirataria.

Sei que temos que dar suporte a quem nos fornece bom
material, mesmo quem faz software livre, precisa de
dinheiro, então, deveriamos fazer alguma doação de vez
em quando para que essas pessoas possam continuar a
fazer seus trabalhos, nos fornecendo coisas boas, mas
há momentos em que simplesmente não podemos.

Atire a primeira pedra quem nunca ripou um cd que
pegou emprestado do amigo para mp3, quam nunca fez uma
cópia xerocada de um livro na faculdade, quem nunca
comprou um software pirata.

Não recebi até hoje nehuma pedrada.

Abraços,

Evandro Aguiar Nascimento