[firebase-br] Capacidade do Firebird

Fortes Marcelo marcelosoftware em yahoo.com.br
Sex Jan 21 15:33:23 -03 2005

Bom dia Adalberto !!!

A capacidade de usuários conectados simultâneos vai
dempender exclusivamente do Hardware do servidor e do
seu sistema operacional, sistemas Unix e Unix-like
tipo o GNU/Linux aguentam muito mais. Depende também
da estrutura de rede, porém eu nunca passei dos 250
usuários conectdos simultâneamente e era com Firebird
1.0.3

Quanto ao volume de dados físico em um arquivo de
banco também depende do sistema operacional e do
sistema de arquivos que ele usa.

NTFS do 2000, XP-Professionl até 4 Gigabytes
Nas novas versãos do GNU/Linux com sistema de arquivo
EXT2 e EXT3 também é de 4 Gb.
Prefira EXT3 no GNU/Linux como sistema de arquivo do
servidor pois é jornalado e por conseguinte mais
tolerante a falhas.

No Unix com sistema de arquivo ZFS de 64bits tipo o
Solaris 9 que é de graça vc pode baixar para
processadores intel não tem limite para o tamanho do
arquivo, h não ser o imposto pelo tamanho do disco.