Re: [firebase-br] meio e política para backup?=

Eduardo Jedliczka eduardo em gerasoft.com.br
Qui Jan 20 08:37:43 -03 2005

Backup é algo crítico e este assunto, apesar de ter sido iniciado on-topic
já virou off-topic ha algum tempo...

Então, minha última mensagem sobre este assunto será uma espécie de resumo
da minha opnião...

1º) Não confio em CD-RW como forma de backup PRINCIPAL: Já vi muita gente
gravar o cd e não conseguir ler.(independente de ser o Nero Express, InCD,
DirectCD, EasyCD Creator, etc)... mas é uma boa forma de backup SECUNDÁRIO,
pois sua restauração (se funcionar) é simples.

2º) Acho fitas DAT, (DLT, e semelhantes) fantásticas, suas unidades são
muito caras, e dificilmente dão problema, mas tem que trocar as fitas com
uma certa freqüência (isto depende do tamanho do backup e da quantidade de
vezes em que é realizado), pois elas "laceiam", e caso seu leitor dê pau,
você pode não conseguir restaurar.

3º) Realmente eu confio nos ZIP-Drives, acho a mídia fantástica, o leitor eu
acho realmente um pouco frágil, mas na minha opnião, não desmerece o
produto..

4º) Pen-Drives, (ou  MemoryKey) são bons pela praticidade, pois anexe-o ao
chaveiro do carro ou da sua casa, e seu backup estará onde você estiver, ha
unidades de até 1.5 GB, mas se não tomar os devidos cuidados para remover o
aparelho do windows (parar o programinha que faz a gravação) seu conteúdo
"pode" virar lixo...

5º) Backup em outros terminais de rede são ótimos, são rápidos, podem ser
transparentes, são confiáveis (dá para testar automaticamente), mas se um
sinistro ocorrer, o backup e o servidor poderão ser perdidos igualmente.

6º) Backup por internet é ótimo, desde que seu backup seja pequeno, enviar
um arquivo de 60 ou 70 MB por FTP, demora um pouco, e poucos estão dispostos
a pagar para guardar 5 ou 6 arquivos (uma semana útil) arquivos deste
tamanho no site.

7º) Incendios, raios, alagamentos, roubos e sabotagem, são coisas que
acontecem! Não adianta ter uma política rígida de backup, e guardar a mídia
na "gaveta" do servidor, ou num cofre que não seja lacrado hermeticamente
(ou seja à prova d`agua) que não tenha preteção anti-chama, e que não seja
uma colônia de mofo. Portanto é vital ter o backup na maior quantidade de
lugares possíveis, na casa de cada sócio, ou administrador, num web-site ,
nos computadores da rede local, e em mídias diferentes.

8º) Muitas pessoas tem medo de que seus dados sejam "roubados" por outras
pessoas, já conversei com pessoas que não confiavam em colocar seu backup
num ftp pois o dono do provedor poderia vender estas informações para a
concorrência, ou com medo de que alguém roubasse o arquivo durante o envio
(escuta). Já ví pessoas que não deixava ninguém, nem os sócios levar o
backup para casa, pois eles podiam "copiá-lo", e sendo assim a recíproca era
verdadeira. Mas aí o assunto descamba, pois muitos só confiam em backup
criptografado....

9º) Backup é algo muito pessoal, é como um seguro de vida, plano de saúde ou
pacote de "opcionais" de um carro zero. cada um tem suas preferências e
mitos...

[s]

Eduardo Jedliczka
GeraSoft Informática