Re: [firebase-br] meio e política para backup?=

Bruno Garcia brunogarcia69 em brturbo.com.br
Qua Jan 19 22:06:51 -03 2005

Já usei zip para fazer backup também. Para ser mais preciso dois internos
que duraram em media um ano cada(tenho uma pilha enorme de disquetes que
estão todos bons, se alguém se interessar...) . Depois disto desisti. Mas é
fato que:
primeiro: nunca conheci usuario que le qualquer tipo de manual, por mais
simples que seja(quantos de nós já tivemos que responder perguntas bobas...)

segundo: raramente vi funcionarios terem muito cuidado com equipamentos da
firma (para não dizer coisa pior).

terceiro: não acho muito confiavel deixar nas mãos de funcionarios para
fazer backup ou algo critico. Mas não me pagam para ficar lá e fazer isto
todos os dias.

Por isto achei melhor deixar o sistema fazer o backup automaticamente.
No meu caso, o sistema faz o backup durante o dia, a noite e de madrugada
automáticamente em 4 lugares diferentes.
Um no HD C: outro em um HD D:(acho pouco provavel que queime os dois HD ao
mesmo tempo, mas...) , outros num micro ligado na rede e o 4 lugar o sistema
manda o arquivo backup zipado pela internet para uma das filiais ( é
realmente incrivel como o arquivo backup depois de zipado fica pequeno...)
Esta  4 opção e de puro medo de roubo, pois a loja já foi assaltada varias
vezes. O medo é que levem um dia deste todos os micros embora, como já
aconteceu com um lojista amigo nosso e ficou sem todos os seus arquivos, até
hoje ele chora a perda e o trabalho que terá para refazer todas as
informações. Alias por este motivo, por puro medo, as vezes puxo o backup
zipado aqui em casa também.
Mas acho loucura esperar que o cliente tenha uma pessoa para fazer isto.
Pois no dia que ela não o fizer, sei que será o dia que dará merda...
Mas a politica de backup de cada um deve ser analisada tanto no criterio
economico quanto de pessoal qualificado disponivel no cliente.
O qualificado é quase um mito...