Re: [firebase-br] Sobre Queda de Performance (continuação).

Luciano RM luciano em rsys.com.br
Qua Jan 19 17:06:41 -03 2005

Olá Caio,

Primeiramente me desculpe pela demora... :-(

Infelizmente ouvir isso é um dos ossos do ofício ;-)

O número de usuários em si é o menos relevante, o que vai
influenciar mais no desempenho é um conjunto de vários fatores:

- Quantidade de registros + Estrutura dos índices + Estrutura de
cláusulas Select, Insert e Update.

- Selects e procedures tamanho família, do tipo "faz tudo".

O ideal é deixar as cláusulas que são executadas com mais frequência
o mais simples possível, ou então fazer uma otimização específica
para cada uma delas. Isso vai evitar "sobrecarga" quando houver
muito usuários simultâneos.

Outro problema comum é disparar uma sequência de comandos pesados,
o que provoca lentidão em todas as outras estações. Mais uma vez
precisa-se analizar cada caso e aplicar a solução adequada.

Aqui o sistema está rodando sobre o Firebird a apenas um mês e este
tem poucas estações. Mas pelos testes que fizemos antes da liberação
da versão os principais pontos de lentidão ficaram nos quesitos acima.

Se tiver alguma dúvida específica pode dizer.

[]'s Luciano RM
Programador - Ribeirão Preto-SP