[firebase-br] Algumas leves duvidas :-)

Emerson Muniz emersonmuniz em yahoo.com
Qua Jan 19 16:01:28 -03 2005

Evando muito obrigado pela respostas, vou de imediato testar o IB Expert Personal edit, agora aproveitando a deixa, eu sempre usei campos de autoincremento armezenados em outra tabela e pelo que vi aqui na lista o FireBird pode fazer automaticamente. . ., quando eu tentei fazer isto usando o PowerDesigner deu erro e acabei usando o metodo antigo (coisa de Clippeiro... hehe)
Pode me dar uma dica?

[]s

Emerson Muniz

Evandro Siqueira <vandosiqueira em ig.com.br> wrote:
Ok, vamos a elas:

----- Original Message -----
From: "Emerson Muniz"
To: "FireBase"

Sent: Wednesday, January 19, 2005 3:09 PM
Subject: [firebase-br] Algumas leves duvidas :-)

> Pessoal,
>
> É a primeira vez que envio mensagem nesta lista, e pela movimentação e
resposta já pude ver a qualidade da mesma, todos estão de parabéns.

> Podem me enviar links, caso não queiram responder na mensagem. . :-)
>
> Minhas dúvidas:
> 1) Qual é a melhor ferramenta para desenhar o Banco de Dados para o
Firebird, digo os DER, já testei o PowerDesigner mas é muito pesado, e eu
gostaria da opnião de alguma ferramenta "gratis", livre, opensource, para
Windows ou Linux ou ambos. . .

R. IB Expert Personal edit -> www.firebase.com.br

> 2) Estou construindo um aplicativo para a empresa onde trabalho, e estou
pensando seriamente em comercializa-lo no futuro, no caso uso Delphi e no
caso o suposto cliente irá instalar o Firebird: Eu posso criar o arquivo
(fdb) de banco de dados de dentro da minha aplicação ? E após criar as
tabelas e etc. ?

R. Teoricamente, pode. Utilizando os componentes do IBX, mas nunca tentei.
quem ja tentou, por favor, dê uma luz...

> 3) Poderiam me indicar ferramentas como a MySQL tem? A exemplo o
MySQLControl Center, ou MySQLAdministrator ?

R. O IBExpert faz isso bem.

> Agradeço antecipadamente. . .
> Emerson Muniz
> emersonmuniz em yahoo.com
> ejms em profissionaisdetecnologia.com.br
> Nova Andradina - MS - Brasil

Espero ter ajudado. Forte abraço,

Evandro Siqueira
Palas Informática - Recife - PE