RES: [firebase-br] Dificuldades em fazer consultas com o DBExpress

Mauricio Torres Fernandes mtfernandes em pop.com.br
Qua Jan 19 11:45:39 -03 2005

Siga os seguintes passos:

1 - Tenha instalado os drivers de acesso DBExpress para Firebird do UIB, ou
outro qualquer que faça a mesma coisa.
2 - Coloque em seu form um componente TSQLConnection e configure-o para que
ele acesse o seu banco de dados. Para fazer isso, dê um duplo-clique no
componente. Na tela de configuração existe um botão para o teste de conexão.
3 - Coloque um componente TSQLDataSet ou TSQLQuery no form (eu prefiro o
TSQLDataSet, pois é mais flexível), e ligue a propriedade SQLConnection ao
componente TSQLConnection. Se for utilizar o TSQLDataSet, configure na
propriedade CommandText o comando SQL desejado e configure a propriedade
Active como True para ver se esse comando funciona corretamente. Após o
teste, recomendo voltar a propriedade Active para False.

Se a consulta que você deseja realizar for apenas para leitura, você poderia
parar por aqui ou colocar um componente TDataSource ligado ao TSQLDataSet
para acessar os campos, mas se o objetivo for realizar atualizações no
banco, continue conforme abaixo.

4 - Coloque um componente TSQLDataSetProvider no form, e ligue a propriedade
DataSet ao componente TSQLDataSet.
5 - Coloque um componente TLocalConnection no form. Nenhuma configuração é
necessária para esse componente.
6 - Coloque um componente TClientDataSet no form, configure a propriedade
RemoteServer para o componente TLocalConnection, e a propriedade
ProviderName para o TDataSetProvider e, para testar se tudo está bem,
configure a propriedade Active para True. Após o teste, novamente recomendo
voltar a propriedade Active para False.

Se não der nenhum erro até aqui, você já está acessando os dados. Basta
ligar um componente TDataSource ao TClientDataSet e mandar bala.

Se tiver mais alguma dúvida sobre isso, entre em contato comigo em pvt.

Abraços,

Mauricio Torres Fernandes
WareHouse Consultoria e Informática Ltda.