Re: [firebase-br] meio e política para backup

Eduardo Jedliczka eduardo em gerasoft.com.br
Qua Jan 19 08:22:52 -03 2005

Concordo quase totalmente,

fitas DAT são seguras, e cabem MUITA coisa, só que não devem ser utilizadas
por um longo período de tempo, pois as fitas laceiam.

Conversei com um cliente que utiliza fita DAT, e sempre foi rigoroso quanto
ao backup, fazendo testes de restauração semanalmente, e que teve sua
unidade DAT danificada por problemas elétricos.

Ao instalar a nova unidade, resolveu restaurar um backup para ver o
comportamento, qual foi a surpresa ao descobrir que a mesma fita que
restaurou os dados da semana anterior não eram lidas pela nova unidade (do
mesmo modelo)....

Portanto, fazer backup em DAT é ótimo, mas não vale utilizar a mesma fita
todo dia por mais de um ano. fazer backup diário, ou de hora em hora,
sequencialmente, sem formatar a fita e guardá-la quando esta estiver cheia,
é a melhor medida.

[s]

Eduardo Jedliczka
GeraSoft Informática