[firebase-br] Fw: [FireBase] Re{3}: posso usar os dois???? (FB e IB na mesma machine...; o)

RedDevil reddevil em reddevil.eti.br
Qua Jan 12 00:05:06 -03 2005

----- Original Message -----
From: Luiz Sergio Stefanski
To: firebase-br em grupos.com.br
Sent: Wednesday, June 23, 2004 12:40 AM
Subject: [FireBase] Re{3}: posso usar os dois????

ola pessoal.
tudo bem com voces?
sincerely, espero que sim...
;o)

apesar de eu saber que a pessoa que postou a msg que me levou a formular
essa resposta que pode ser lida æ abaixo ja esta com o seu problema
resolvido, no ultimo final-de-semana eu tive oportunidade de fazer alguns
testes e vou postar esta msg, a qual tem por objetivo esclarecer 2 detalhes
nos quais eu vacilei na referida msg anterior...

maaasss, nessa msg æ abaixo, onde eu tentei fazer um passo-a-passo de como
se deve proceder para ter os servidores IB 6 e FB 1.5 rodando na mesma
machine, uma das coisas que eu fiquei devendo foi o que deve, no inicio da
historia, quando tem apenas o servidor IB 6 instalado, constar no arquivo
"services", no qual esta definida a porta TCP/IP que o servidor utilizara...
bem, nesse caso, no arquivo "services" deve ter a seguinte linha:
GDS_DB       3050/TCP

e o outro detalhe no qual eu vacilei foi no que diz respeito ao
"comportamento" do "instsvc.exe" quando o sistema operacional for win9x ou
winME, nos quais o FB 1.5 somente pode ser instalado como "Application", e
nao como "Service"...
quanto a isso, o que eu constatei, ao instalar o FB 1.5 em uma machine com
win98, na qual ja tinha o IB 6 instalado, eh que a gente nem precisa fazer
uso do "instsvc.exe", pois, durante a instalaçao, o instalador do FB 1.5 nao
detecta o IB 6 e permite que a gente faça a instalaçao e configuraçao do FB
1.5 como "Application" normalmente, com opçao de usar o FBGuardian e tudo o
mais (evidentemente, nesse caso, se quisermos que o servidor IB 6 continue a
rodar paralelamente ao servidor FB 1.5, na instalaçao do FB 1.5 devemos
tomar cuidado para nao marcar a opçao "Generate client library as GDS32.DLL
for legacy app. suport?" para que o FB 1.5 nao gere a GDS32.DLL e assim
"mate" a GDS32.DLL do IB 6... nesse caso, teremos que usar o FB 1.5 com a
FBCLIENT.DLL como a DLL responsavel pela conexao com o banco de dados.).
entao, no win9x/winME, apos fazer a instalaçao do FB 1.5, basta editar o
arquivo "firebird.conf" e alterar a porta TCP/IP usada pelo FB 1.5, conforme
constante na msg æ abaixo, e pronto, o servidor IB 6 e o servidor FB 1.5
irao rodar na mesma machine sem problemas.

[]s
força sempre.
ate +++

Luiz "RedDevil" Stefanski