[firebase-br] Duvidas

RedDevil reddevil em reddevil.eti.br
Ter Jan 11 22:40:39 -03 2005

ola Marlon.
tudo bem contigo?
sincerely, espero que sim.

quando voce fala "Quando eu abro a form eu abro a tabela", eu vou partir do
pressuposto de que nao existe nada de errado no que diz respeito a tua
sanidade mental e voce esteja trabalhando com um componente TQuery, no qual
voce da um select na tabela (mesmo que seja um "select * from <tabela>", eh
preferivel do que trabalhar com TTable, embora, mesmo usando TQuery, eh
aconselhavel, segundo o que eu aprendi com os masters æ da lista, voce
trazer, no teu select, apenas os campos que voce vai precisar...;o).

continuando, eu li alguma coisa em algum lugar que me fez entender que eh
preferivel usar um "Insert" ao invez de um "Append" para inserir dados, pois
o Append, pelo fato de colocar o registro inserido no final da tabela, faz
com que todos os registros existentes na tabela tenham que vir para a Query,
ao passo que o Insert insere o registro no local onde voce esta posicionado
na Query...

quanto a questao da finalizaçao da tua operaçao, eu nao tenho nenhuma
experiencia com o IBX, pois apenas instalei o delphi 5 para observar o
comportamento do IBObjects (rulezzz...;o) quando instalado nessa versao do
delphi, mas ao inves de voce dar um CommitRetaining, abrir e fechar a Query,
eu te aconselharia a simplesmente dar um Commit, o qual fecha a transaçao e
a Query, e em seguida abrir a Query, ou entao, se existir no IBX algo
semelhante a propriedade CommitAction do fantastico IBObjects, a qual,
quando deixada como "caInvalidateCursor", quando damos um Commit, commita a
Query, encerra a transaçao e mantem a Query aberta, a coisa fica melhor
ainda...

[]s
força sempre.
ate +++