[firebase-br] Instalação e Acesso ao Firebird

Renato Barros Vasconcellos renato em dataquery.com.br
Ter Jan 11 12:00:54 -03 2005

Saudações a todos desta comunidade!

Pessoal, estou tentando conhecer um pouco de Firebird, e gostaria de saber  o seguinte:

- Instalei o Firebird 1.5.0.4306-win32 no servidor (w2000server). Instalei como service. Vi que o fbguard.exe está serdo executado, mas não aparece nenhum icone (nem no painel de controle e nem na barra de status). Preciso instalar  mais algo no servidor ?

- Qual o procedimento  para a estação win2000 enxergar o banco no servidor (win2000 server). Existe algum aplicativo a ser instalado na estação para fazer este acesso? Ou tem que ser configuração "munhecal" ?

- Fui criar um banco (via estação de trabalho) com o IBExpert e ocorreu o erro: Client Library missing or invalid. gds32.dll. Que erro é esse?

- Qual o aplicativo (de preferencia free) que está sendo mais utilizado pelos amigos para administrar o banco? E uma ferramenta case ?

desde já agradeço,

Renato