[firebase-br] Perguntas

Fernando Machado fm-sistemas em fm-sistemas.com
Sex Jan 7 11:54:56 -03 2005

Pessoal

Tô iniciando com Firebird (Delphi5; Firebird 1.5), já instalei o Firebird, baxei o IBExpert e instalei em duas máquinas para teste.
Tô fazendo tudo pelo método de tentativa e erro, não tava querendo incomodar, mas preciso esclarecer algumas dúvidas que pra voces devem ser bem simples:

1 - Sempre tem que ser SYSDBA e "masterkey" ?
2 - Como o Delphi5 acessa esses BDs (nos testes utilizei a paleta Interbase IBTransaction, IBDatabase, IBQuery e DataSource). É essa que o Firebird utiliza ?
3 - Não consegui fazer o IBExpert conectar uma tabela colocada na outra máquina, já fui no help e o caminho eu coloquei correto ele diz que não encontrou o Database ?
   Obs.: A minha rede local tem quatro máquinas ligadas no modem Adsl da
   BrasilTelecom e todas se enxergam e trocam arquivos entre si.Duas tem XP e duas
   Win98. Será que tem que configurar a rede? Tentei TCP/IP,  NetBEUI e SPX ?
4 - Quando eu quiser agradecer ou retornar para alguém: Devo fazer um para cada resposta que eu obtiver na lista ou um geral para a lista. Ou devo enviar para o e-mail privado??

A principio seria isso. Aguardo ancioso, pois quero conectar através da rede que é o principal motivo para fazer a migração para FireBird. (O firebird está nas duas máquinas).

abraço

Fernando