Re: [firebase-br] Firebird Cli ente e Componente para Lázarus

Adilson Basilio mr.mothman em gmail.com
Qui Abr 28 06:42:27 -03 2005

Caros,

 Visitando o FAQ da página oficial do Firebird (em
http://www.firebirdsql.org/index.php?op=faq) [que vergonha, meu Deus!
pq não fiz isto antes???] na resposta à pergunta "What is in the
release versions of Firebird - I mean FB Server, FB Client, FB Java
client, Delphi components, FB Documentation, ODBC, Replicator, an
Admin console?", consegui a resposta que precisava sobre o "IBClient"
para Firebird.

 Para quem queria saber a resposta também, vamos lá: não existem
versões separadas do Server e do Cliente do Firebird, sendo ambos
enviados no mesmo pacote. O componente cliente é uma biblioteca (creio
que libfbclient.so.1.5.2) que permite a conexão ao servidor.

 No meu caso, fiz o seguinte: empacotei (tar.gz) o que me era
necessário a partir do meu servidor de rede em um arquivo chamado
client.tar.gz, o qual instalei nas pastas /opt das estações onde eu
precisaria de um client. Configurei a variável LD_LIBRARY_PATH (export
LD_LIBRARY_PATH=$LD_LIBRARY_PATH:/opt/firebird/lib) e tudo funcionou
perfeitamente.

 Creio que o mesmo funcione para quem mais estiver interessado.

 Continuarei com minhas buscas pelo componente para o Lazarus e, caso
obtenha sucesso, posto aqui a resposta.

 [ ]'s a todos.

 Mr.Mothman