[firebase-br] OFF: Controle de acesso na aplicacao...

Douglas Dallacqua vdallacqua em uol.com.br
Qua Abr 27 09:21:54 -03 2005

pessoal... tenho que desenvolver um sistema que precisa de  um controle
de acesso rigoroso... gostaria de saber a melhor maneira de armazenar
as permissoes de acesso dos usuarios...

pensei em 2 hipoteses...

1a. criar uma tabela de permissao de acesso, algo como:

pacesso(usuario,incluicliente,alteracliente,excluivenda,... etc)
nesse caso, para cada permissao eu criaria um campo na
tabela pacesso...

2a. criar uma tabela de tipo de acessos...
acesso(id_acesso,descricao)
e outra tabela onde vou liberar ou nao p/ cada usuario ou grupo de usuario
o acesso a determinadas funcoes do sistema...
liberaacesso(id_liberaacesso,id_acesso,liberado)

algo assim:

tabela acesso com as seguintes linhas:
id descricao
1  incluicli
2  alteracli
3  excluivenda

a tabela liberaacesso com as seguintes linhas
id_liberaacesso id_acesso liberado
1                      1              S
2                      2              N
3                      3              S

nesse caso o inconveniente que achei foi ter de fazer a cada verificacao de acesso uma consulta
no bd, entao pensei de armazenar td em um ClientDataSet na abertura do sistema p/ q a aplicacao
fique mais rapida...

por favor, criticas e sugestoes sao bem vindas

[]s

Douglas