Re: [firebase-br] Dúvida: Firebird com VB

moura silasmoura em polmil.sp.gov.br
Ter Abr 26 08:39:17 -03 2005

Quando vc executa  somente a trigger, incrementa +1 na trigger, más não na
tabela
Exemplo: Executo uma procedure  que retorna o incremento da trigger, porém
na tabela não houve insert.
Ao executar o insert, se o campo código for nulo A trigger vai incrementar
+1, ou se enviar o código que obteve através da procedure, na triger não vai
incrementer + 1.

Ex.:
Set Cmd.ActiveConnection = cnfb
    Cmd.CommandType = adCmdText
    Cmd.CommandText = "execute procedure SP_TABELA"
    Cmd.Prepared = True
    Cmd.Parameters.Refresh
    Cmd.Execute
   .txtCodigo.Text = Cmd.Parameters.Item(0).Value

    sql = "INSERT INTO TABELA ("
    sql1 = ") VALUES ("

    If Trim(.txtCodigo.Text) <> "" Then
    sql = sql & "CODIGO, "
    sql1 = sql1 & .txtCodC.Text & ","
End If ....

Existe ainda a possíbilidade de enviar todos os valores da tabela através de
procedure, retornando só Código.

Exemplo da trigger

CREATE TRIGGER TR_TABELA FOR TABELA
ACTIVE BEFORE INSERT POSITION 0
AS
BEGIN
if (NEW.CODIGO is null) then NEW.CODIGO=GEN_ID("GEN_TABELA",1);
-- Incrementa +1 se o campo for nulo.
END

Exemplo da procedure:
CREATE PROCEDURE SPTR_TABELA