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Anderson Gaúcho andersongaucho em uol.com.br
Sex Abr 22 08:31:46 -03 2005


Olá Francisco,

A segunda forma é correta se você estiver utilizando o percentual
baseado no custo. Essa é a forma mais comum porém mais perigosa de
trabalhar.
Vou exemplificar:
Custo: 2,70
Percentual: 30%
Venda: 3,51

Se o usuário do sistema atribuir uma margem de 30% a todos os produtos,
pode ser que ele imagine que vai ter 30% de margem (bruta é claro)
sobre o faturamento dele. Logo, se o faturamento foi de R$ 100.000,00
ele pode imaginar que sua margem bruta é de R$ 30.000,00, mas não é, é
somente R$ 23.076,92

Eu digo que é perigoso porque você calcula o preço de venda baseando-se
no custo, mas na hora de analisar o faturamento você não sabe mais o
custo, o valor faturado é o de venda.

Existe uma terceira forma de fazer isso: usar o percentual de margem
com base no próprio preço de venda.
Custo: 2,70
Percentual: 30%
Venda: 3,86

Dessa forma, a margem (R$ 1,16) é 30% de 3,86
Para calcular você faz assim:
Venda = Custo / (1 - (Porcentagem / 100))

Sempre que se analisa relatórios de margens de contribuição estes são
baseados no faturamento, e na valoração dos produtos ao preço de venda.
Calculando através do preço de custo suas margens ficam irreais.

Espero ter ajudado.

Um abraço
Anderson Gaúcho





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