RES: [firebase-br] Record not found or changed by another user.

Evandro L. Covre elcovre em codaintellisoft.com.br
Sex Abr 22 15:30:20 -03 2005

Verifique se você aplicou o ApplyUpdates no AfterPost do seu ClientDataSet,
senão as informações não são propagadas para o banco

Evandro L. Covre
Analista de Sistemas - Coda Intelligent Softwares
Tel: 16 2101 2601
http://www.codaintellisoft.com.br
Ribeirão Preto - SP

-----Mensagem original-----
De: lista-bounces em firebase.com.br [mailto:lista-bounces em firebase.com.br] Em
nome de Henrique Sinapse
Enviada em: sexta-feira, 22 de abril de 2005 14:51
Para: Forum do Interbase
Assunto: [firebase-br] Record not found or changed by another user.

Senhores,

Eu tenho um caso meio inexplicável. Eu tenho a seguinte estrutura de tabela
no banco do Firebird:

CREATE TABLE TB_EMPRESA (
    CODEMPRESA     SMALLINT NOT NULL,
    EMPRESA        VARCHAR(30),
    RAZAO_SOCIAL   VARCHAR(60),
    ENDERECO       VARCHAR(50),
    BAIRRO         VARCHAR(20),
    CIDADE         VARCHAR(20),
    TELEFONE       DM_TELEFONE /* VARCHAR(15) */,
    FAX            DM_TELEFONE /* VARCHAR(15) */,
    CNPJ           DM_CNPJ /* VARCHAR(18) */,
    INSCRICAO      DM_INSCREST /* VARCHAR(15) */,
    CEP            DM_CEP /* VARCHAR(10) */,
    COD_ATIVIDADE  SMALLINT,
CONSTRAINT PK_TB_EMPRESA PRIMARY KEY (CODEMPRESA));

Como podem ver, somente o campo CODEMPRESA é chave. No cadastro de empresa
eu uso o trio de componente SQLQUERY + DATASETPROVIDER + CLIENTDATESET. Eu
selecione o campo CODEMPRESA a alterei a propriedade PROVIDERFLAGS para
PfInUpdate=True, PfInWhere=True, PfInInkey=True no SQLQuery e também
ClientDataSet. No DataSetProvider eu alterei a propriedade UpdateMode para
upWhereKeyOnly.

Feito tudo isso, testei o cadastro. Na inclusão eu consigo fazer direitinho.
Se eu tentar alterar o registro depois de salvo dá a seguinte mensagem:
"Record not found or changed by another user".

Não tem ninguém usando esse banco de dados ao não ser eu. Essa tabela não
pode estar em uso. Eu não sei mais o que eu posso fazer.

Alguém pode me ajudar.

      Carlos Henrique Meireles
      Suporte de Sistemas
      Tel.: 21 - 8115-1584