Re: [firebase-br] OFF Matemática (Cross Listing)

Otto ottofuch em terra.com.br
Qui Abr 21 00:06:18 -03 2005

O que no caso é margem de lucro?
O percentual do lucro calculado sobre o valor da venda(margem bruta, gross
margin)?
Ou o percentual do lucro calculado sobre o custo (mark up)?
Trata-se de matemática financeira e não, de contabilidade.
Suponhamos o primeiro caso.
Fazendo Venda = V, Custo = C, Lucro = L e
V-C = L.
Supondo que se queira uma margem bruta de 20 %, ou 0,2 quando expresso por
um em vez de por cento.
Teremos:
V-C = 0,2*V
0,2*V = V-C
0,2*V - V = -C
multiplicando ambos os lados por -1 (menos um):
V-0,2V = C
0,8*V = C
V = C/0,8
ou
V = C * (1/0,8)
V = C * 1,25

Custo 2,7
markup de 100% , o preço de venda = 2,7 + 2,7 = 5,4
e o custo  é percentualmente igual a 50%, ou 0,5 por um.
V = 2,7 * (1/0,5)
V = 2,7* 2 = 5,4

markup de 200%
V = 2,7 + 2,7 + 2,7 = 8,1
o custo é percentualmente 2,7 / 8,1 =  0,3333 por um ou 33,33 %
V = 2,7 * (1/0,3333) = 2,7 * 3 = 8,1

{:-)
Otto