[firebase-br] Perda de desempenho e inchasso da base de dados.

Otto ottofuch em terra.com.br
Ter Abr 12 21:31:45 -03 2005

Por exemplo, causando vazamento de memória. Vazamento de memória pode
ocorrer quando se usa memória do "heap" (memória dinâmica), e no final não
se devolve esta memória ao heap depois de liberada. Por exemplo, não usando
FreeAndNil() após Create. Apenas as linguagens que usam garbagel collection
(coleta de lixo), tais como o SmallTalk, não sofrem (geralmente) desse
problema.
[]'s
Otto
----- Original Message -----
From: "Vinícius Schwambach Velten" <vsvelten em bol.com.br>
To: <lista em firebase.com.br>
Sent: Tuesday, April 12, 2005 10:05 AM
Subject: [firebase-br] Perda de desempenho e inchasso da base de dados.

Pessoal

O que está acontecendo é o seguinte: o cliente está me reclamando que a
aplicação está se tornando lenta. A princípio, eu fiz um backup e em seguida
um restore. Fiquei espantado com o tamanho que a base de dados ficou após
este procedimento. Antes do backup e com a lentidão, o BD tinha 63 Mb, após
o restore, o Bd ficou com apenas 25Mb e o problema de lentidão foi
resolvido! Porém, com menos de um mês este cliente me ligou dizendo que
estava acontendo o mesmo problema. Repeti o procedimento de backup e
restore, e o problema foi resolvido, só não sei até quando!

Este problema já me foi relatado por outro cliente, sendo assim, me leva a
acreditar que o problema é com a minha aplicação. O que poderia estar
acasionando isto? Utilizo o firebird 1.5, o meu cliente possui máquinas de
bom desempenho e um servidor dedicado bem robusto que atende perfeitamente o
propósito da aplicação.

Grato pela atenção dispensada!

Vinícius Velten