[firebase-br] Tratar result empty

Gustavo André Tenan gustavo em tecbyte.com.br
Seg Abr 11 08:50:18 -03 2005

Olá Amigos da lista, tudo bem com vocês?

Pessoal é o seguinte, eu estava testando a função coalesce do
Firebird 1.5 e me deparei com uma dúvida e gostaria de ajuda de vocês.

Quando dou um select num campo e esse campo existe e o valor dele é null
o coalesce funciona certinho, mas quando dou um select com where
e o result set volta vazio, mesmo usando o coalesce o meu retorno é null,

vejam o exemplo:

select coalesce(saldo,0) from saldo_conv(2) where fechamento = "01/01/2005"

supondo que eu não tenha nada no fechamento 01/01/2005 o meu retorno
é null,

a dúvida é:  tem como eu tratar esse tipo de retorno para que se não encontrar nada ele me retorne 0(zero)?

desde já agradeço

abraços

Gustavo André Tenan