[firebase-br] Sum com Date e Timestamp

Edvaldo (bol) evgomes em bol.com.br
Qui Abr 7 14:28:20 -03 2005

É meu amigo, precisamos saber o que queremos. E isso precisa ser feito antes
de aplicarmos na informática

O que vc quer é o seguinte:

Vc tem seu contas a receber com os seguinte vencimentos.

10/03/2005 -   100,00
25/04/2005 -1.000,00
30/04/2005 -       5,00
01/05/2005 -     10,00
10/05/2005 -     15,00
20/05/2005 -     30,00
31/05/2005 -     10,00

Como descobrir a data média para todos esses vencimentos.

Tomando por base o seu primeiro vencimento (10/03/2005), sempre o primeiro
vencimento.

10/03/2005 - 10/03/2005 = 0 dias
25/04/2005 - 10/03/2005 = 46 dias
30/04/2005 - 10/03/2005 = 51 dias
01/05/2005 - 10/03/2005 = 52 dias
10/05/2005 - 10/03/2005 = 61 dias
20/05/2005 - 10/03/2005 = 71 dias
31/05/2005 - 10/03/2005 = 82 dias
Total--------------------    363 dias

Tomando por base o número de dias, divide pelo número de registros,
inclusive a primeira data

363 / 7 = 51,86 arredondando = 52 dias de média

Vamos encontrar agora a data média 10/03/2005 + 52 dias = 30/04/2005.

Tudo isso foi feito sem levar em conta o valor dos vencimentos, ou seja é
uma média simples, vc pode fazer uma média ponderada, puxando o vencimento
para as faturas que tem maior valor.

Para fazer ponderado de acordo com o valor você poderia multiplicar cada dia
pelo seus respectivo valor, soma todos os valores e dividir pela soma do
número de dias. Desta forma você terá o número médio de dias ponderado com
os valores, somando-se a 10/03/2005, você um vencimento médio ponderado, ou
seja a data que tiver maior valor ficará com o vencimento mais próximo.
Conforme exemplo acima 22/04/2005 , observe que o maior valor até próximo a
esta data.

Edvaldo