[firebase-br] Append e insert no Firebird

Antonio Carlos a.lima.silva em terra.com.br
Seg Nov 29 13:02:53 -03 2004

qual o tipo de chave primaria de sua tabela ?
se for numerica ( 1,2,3,...) se torna dificil com uma chave unica
Ex:

Temos uma tabela com o item 1 e 2 que sao os valores da chave primaria e
inteiros  se quiser incluir entre eles vai ser um problema , se forem
decimais, vc pode incluir 1,5 na maior, sem nenhum trauma, e se quiser
incluir entre 1 1 1,5 pode colocar 1,2 por exemplo.

Mas veja que apesar disso a exibição pode se dar de forma diferente da que
os dados estao gravados fisicamente, pelo indice escolhido . Se nao há
indice, ele é ordenado normalmente pela PK mas se houver mesmo que
fisicamente o dado ( b )  esteja entre ( a ) e ( c ) vai ser exibido de
forma diferente.

Espero que ajude.

Antonio Carlos