[firebase-br] Verifique sempre o USER tem GRANT EXECUTE para essa Function, Procedure ou qualquer outro objeto

Mário Reis mariodosreyx em gmail.com
Quinta Outubro 26 07:11:06 -03 2023

Bom dia a todos os Companheiros,
*Cannot update. (No update query)*
Estou aqui, não exatamente para reportar um erro, mas antes a sua
resolução. Estou a migrar para o FB4 e comecei, exatamente, por migrar as
minhas funções das DLL para Funções Sql que são possíveis desde o FB3.0.
Concomitantemente, aproveitei para fazer algo que esta necessitando fazer
com urgência, migrar um campo NIB (N.º Interbancário [nacional]) de 21
digits, dois dos quais [check digits] para IBAN:
All EU countries using the [IBAN] (
https://es.wikipedia.org/wiki/International_Bank_Account_Number)
(International Bank Account Number) - que, basicamente, em Portugal se
mantém o mesmo, mas ao qual foram juntos na frente + 4 digits "PT50".
Comecei por aí refiz a função testei parecia perfeito funcionava sem bugs
passei o banco em migração e tudo OK com o user SYSDBA.
Porém,  do lado meu cliente (Delphi) o USER em teste tem credenciais bem
mais baixas. O erro custou-me uns dias de mal dormir essa falta devido à
falta do *GRANT EXECUTE*. Normalmente em debug os clientes Delphi ou
C.Sharp dão erro nas tabelas sem autoridade para o USER.
Aqui não deu apenas me deixava a DataSet com um trigger associado à
Validação da minha função em read only com "Cannot update. (No update query)".
Obrigado a quantos tentaram ajudar.
Atentamente

Com os meus melhores cumprimentos
Mário Agostinho Reis
919262146

Esta mensagem contém informação de natureza confidencial e é
exclusivamente dirigida ao(s) destinatário(s) indicado(s). Se, por engano,
receber este email agradecemos que não o copie nem o reenvie e que nos
notifique do ocorrido através do email de resposta.