[firebase-br] Migrando para FB4 e security4.fdb.empty

Gladiston Santana gladiston.santana em gmail.com
Quinta Junho 22 11:04:10 -03 2023

Se seus usuários e senhas no servidor antigo estão funcionando, recomendo
apenas que migre as contas.
Vou supor que você fará o que fará no seu ambiente de desenvolvimento e
depois, tudo certo, então replicará para o ambiente de produção, ok? Siga
essas instruções, elas dão certo porque eu as replico muitas vezes em
servidores diferentes:

No ambiente de produção com o FB3, realize o backup de "security3.fdb"
gerando um arquivo "c:\temp\security3.fbk":

cd “C:\Program Files\Firebird\Firebird_3_0”

gbak -v -b -t -user sysdba -password SENHAPRODUCAO  "C:\Program
Files\Firebird\Firebird_3_0\security3.fdb" c:\temp\security3.fbk

Vá até o ambiente de desenvolvimento e copie do servidor o arquivo "c:\temp\
security3.fbk" para a estação de desenvolvimento, por exemplo, C:\Temp\
security3.fbk e depois:

cd “C:\Program Files\Firebird\Firebird_4_0”

ren security4.fdb security4.fdb.ori

gbak -v -r -user sysdba  c:\temp\security3.fbk security4.fdb

Obs: Não é preciso o parâmetro “-password” nos casos de restauração

A partir de agora, as senhas do FB4 serão aquelas que estavam em produção.
Teste-as e depois, se tudo tiver certo, copie o security4.fdb para seu
ambiente de produção.

Estou assumindo que suas senhas estão centralizadas no securityN.fdb, se
for outro database, faça a substituição do nome. Se precisar alterar a
senha do SYSDBA, inclusive é recomendado que produção e ambiente de testes
não tenham a mesma senha, você faz o seguinte:

cd “C:\Program Files\Firebird\Firebird_4_0” isql.exe -user SYSDBA
security4.fdb

então na console do isql, execute:

>show users;

se aparecer o SYSDBA então:

alter user SYSDBA password 'masterkey';

commit;

quit; Se não aparecer o SYSDBA, voce troca o ALTER USER por CREATE USER com
os parâmetros necessários para indicar que ele é admin (CREATE USER ... GRANT
ADMIN ROLE).

[ ]´s e sucesso.

Gladiston Santana
Escritório: 4787-3122 Ramal 228