[firebase-br] Salvar um arquivo PDF para dentro do banco Firebird

Gladiston Santana gladiston.santana em gmail.com
Terça Julho 25 17:18:25 -03 2023

Guardar no banco é fácil, basta tratá-lo como blob.
Mas geralmente quem pede isso também quer um meio de pesquisar tal
informação e você não procura nada dentro do blob então antes de prosseguir
aplicando a solução veja junto ao cliente se ele precisa de busca textual
dentro do pdf, pois se precisar, voce necessitará de ferramenta que faça o
OCR e grave-o em formato de texto puro no banco junto com o PDF(blob) em
si. Uma vez que você tenha o texto-puro na base, ficará fácil aplicar uma
solução de full-text-search.

Se puder, use um outro .fdb só para manter os blobs porque essa solução vai
fazer seu banco aumentar muito de tamanho e embora isso não interfira na
performance, o tempo de backup será bem maior e ao separar os blobs dos
dados normais do ERP, os dados vitais da empresa podem ter backups em
intervalos mais curtos do que o fdb que contêm os blobs.

E com a experiência de quem mantém os blobs dentro da base, crie uma rotina
para conferir CRC de arquivo antes de gravar e assim evitar
duplicação, pois em alguns cenários as pessoas submetem cópias e cópias das
cópias.

Gladiston Santana
Escritório: 4787-3122 Ramal 228
Cel Tim/WhatsApp: (11)95144-8188