[firebase-br] RES: RES: RES: RES: Firebird 3.0 não conecta base

Quinta Abril 13 17:12:38 -03 2023

IBExpert é uma aplicação 32bits, então vc deve especificar explicitamente na
ferramenta onde ele vai encontrar o fbclient.dll 32 bits.

[]s
Carlos H. Cantu
eBook Guia de Migração para o FB 4 - www.firebase.com.br/guiafb4.php

hgc> A versão que instalei foi a de 64 bits.

hgc> C:\Program Files\Firebird\Firebird_3_0\WOW64\fbclient.dll - este é o caminho para a fbClient.dll 32 bits.

hgc> -----Mensagem original-----
hgc> De: lista <lista-bounces em firebase.com.br> Em nome de Carlos H. Cantu via lista
hgc> Enviada em: quinta-feira, 13 de abril de 2023 15:59
hgc> Para: 'FireBase' <lista em firebase.com.br>
hgc> Cc: Carlos H. Cantu <listas em warmboot.com.br>
hgc> Assunto: Re: [firebase-br] RES: RES: RES: Firebird 3.0 não conecta base

hgc> Certifique-se de que o IBExpert está carregando a fbclient.dll 32bits da versão 3 do Firebird.

hgc> []s
hgc> Carlos H. Cantu
hgc> eBook Guia de Migração para o FB 4 - www.firebase.com.br/guiafb4.php
hgc> www.FireBase.com.br - www.firebirdnews.org - blog.firebase.com.br

hgc>> Boa tarde, Luiz!

hgc>>

hgc>> Agora conseguir alterar/criar o usuário SYSDBA

hgc>>

hgc>> C:\Arquivos de Programas\firebird\Firebird_3_0>isql-user sysdba

hgc>> 'isql-user' não é reconhecido como um comando interno

hgc>> ou externo, um programa operável ou um arquivo em lotes.

hgc>>

hgc>> C:\Arquivos de Programas\firebird\Firebird_3_0>isql -user sysdba

hgc>> Use CONNECT or CREATE DATABASE to specify a database

SQL>>> connet 'C:\Program
SQL>>> Files\Firebird\Firebird_3_0\examples\empbuild\employee.fdb';

hgc>> Use CONNECT or CREATE DATABASE to specify a database

SQL>>> connect 'C:\Program
SQL>>> Files\Firebird\Firebird_3_0\examples\empbuild\employee.fdb';

hgc>> Database: 'C:\Program
hgc>> Files\Firebird\Firebird_3_0\examples\empbuild\employee.fdb', User:
hgc>> SYSDBA

SQL>>> create or alter user SYSDBA password 'supersenha' using plugin
SQL>>> Srp;

SQL>>> commit;

SQL>>> quit;

hgc>>

hgc>> Mesmo assim, ainda não consigo conectar a bendita base de dados no
hgc>> IBExpert (erro abaixo). Já no ISQL consigo conectar e listar os dados.. enfim.

hgc>>

hgc>> [IBExpert]

hgc>> Unsuccessful execution caused by a system error that precludes successful execution of subsequent statements.

hgc>> Install incomplete, please read the Compatibility chapter in the release notes for this version.

hgc>> -------------------------------------------------------------------
hgc>> ------------------------------------------

hgc>> SQLCODE: -902

hgc>> SQLSTATE: 28000

hgc>> GDSCODE: 335545029

hgc>> Attempting to connect to services manager:

hgc>> 127.0.0.1/3050:service_mgr... Failed!

hgc>> ------------------------------------

hgc>> Unsuccessful execution caused by a system error that precludes successful execution of subsequent statements.

hgc>> Your user name and password are not defined. Ask your database
hgc>> administrator to set up a Firebird login.

hgc>> -------------------------------------------------------------------
hgc>> ------------------------------------------

hgc>> SQLCODE: -902

hgc>> SQLSTATE: 28000

hgc>> GDSCODE: 335544472

hgc>>

hgc>>

hgc>> De: Luiz Fernando Trevisan <luizztrevisan em gmail.com> Enviada em:
hgc>> quinta-feira, 13 de abril de 2023 14:16
hgc>> Para: hpensador em gmail.com
hgc>> Cc: FireBase <lista em firebase.com.br>; Carlos H. Cantu
hgc>> <listas em warmboot.com.br>
hgc>> Assunto: Re: [firebase-br] RES: RES: Firebird 3.0 não conecta base

hgc>>

hgc>>

hgc>> O usuário já existe

hgc>>

hgc>> Utilize o comando

hgc>>

hgc>>

hgc>> create or alter user

hgc>>

hgc>>

hgc>> Aqui um exemplo que utilizo em Linux, alternando a senha para os
hgc>> dois tipos de autenticação, caso use a autenticação legada também.

hgc>>

hgc>>

hgc>> #!/bin/bash

hgc>> /opt/firebird/bin/isql -user sysdba employee <<EOL

hgc>> create or alter user SYSDBA password 'senhasupersegura' using
hgc>> plugin Srp;

hgc>> create or alter user SYSDBA password 'senhasupersegura' using
hgc>> plugin Legacy_UserManager;

hgc>> exit;

hgc>> EOL

hgc>>

hgc>>

hgc>>

hgc>>

hgc>> Em qui., 13 de abr. de 2023 13:49, <hpensador em gmail.com