[firebase-br] RES: RES: Firebird 3.0 não conecta base

hpensador em gmail.com hpensador em gmail.com
Quinta Abril 13 12:47:21 -03 2023

Boa tarde, Cantu!

Pois é meu amigo, eu já executei com o serviço do Firebird parado e mesmo
assim, dá está mensagem do arquivo já está em uso.

[ ]'s,

Hélio Oliveira

-----Mensagem original-----
De: lista <lista-bounces em firebase.com.br> Em nome de Carlos H. Cantu via
lista
Enviada em: quinta-feira, 13 de abril de 2023 09:49
Para: lista em firebase.com.br
Cc: Carlos H. Cantu <listas em warmboot.com.br>
Assunto: Re: [firebase-br] RES: Firebird 3.0 não conecta base

Tire o Firebird do ar antes de fazer a conexão embedded.

[]s
Carlos H. Cantu
eBook Guia de Migração para o FB 4 - www.firebase.com.br/guiafb4.php

hgc> Boa noite, Cantu!

hgc> Meu amigo, que surra estou tomando!

hgc> Tentei criar o usuário SYSDBA conforme sua orientação e veja a
hgc> mensagem de
hgc> erro:

hgc> C:\Arquivos de Programas\firebird\Firebird_3_0>isql -user sysdba
hgc> Use CONNECT or CREATE DATABASE to specify a database
SQL>> connect 'C:\Program Files\Firebird\Firebird_3_0\security3.fdb';
hgc> Database: 'C:\Program Files\Firebird\Firebird_3_0\security3.fdb', User:
hgc> SYSDBA
SQL>> create user SYSDBA password 'xxxxxxxxxxxxx';
hgc> Statement failed, SQLSTATE = 08001
hgc> I/O error during "CreateFile (open)" operation for file
hgc> "C:\ARQUIVOS DE PROGRAMAS\FIREBIRD\FIREBIRD_3_0\SECURITY3.FDB"
hgc> -Error while trying to open file
hgc> -O arquivo jß estß sendo usado por outro processo.
SQL>>

hgc> Não sei mais o que fazer, infelizmente não posso formatar neste
hgc> momento o notebook (o mesmo foi comprado recentemente e já veio com
hgc> Windows 11) - inclusive suspeito que seja algum problema do SO,
hgc> pois com o Windows 10 eu sempre fiz este processo normalmente.

hgc> [ ]'s,

hgc> Hélio Oliveira

hgc> -----Mensagem original-----
hgc> De: lista <lista-bounces em firebase.com.br> Em nome de Carlos H.
hgc> Cantu via lista Enviada em: terça-feira, 11 de abril de 2023 22:43
hgc> Para: FireBase <lista em firebase.com.br>
hgc> Cc: Carlos H. Cantu <listas em warmboot.com.br>
hgc> Assunto: Re: [firebase-br] Firebird 3.0 não conecta base

hgc> Parece estar faltando criar o usuário SYSDBA.

hgc> Faça uma conexão embedded no employee.fdb usando o isql (ex: isql
hgc> -user sysdba employee) e rode:

SQL>> create user SYSDBA password 'masterkey'; commit; quit;

hgc> []s
hgc> Carlos H. Cantu
hgc> eBook Guia de Migração para o FB 4 -
hgc> www.firebase.com.br/guiafb4.php www.FireBase.com.br -
hgc> www.firebirdnews.org - blog.firebase.com.br

hvl>> Boa noite, colegas!

hvl>>

hvl>> Estou há alguns dias apanhando tentando conectar a uma base de
hvl>> dados Firebird 3.0 – estava com 3 (três) versões instaladas no meu
hvl>> notebook (2.5,
hvl>> 3.0 e 4.0) – agora eu removi todas as versões e só instalei a
hvl>> versão 3.0 e ainda assim não consigo acessar uma base existente –
hvl>> dá a mensagem de erro
hvl>> abaixo:

hvl>>

hvl>> Unsuccessful execution caused by a system error that precludes
hvl>> successful execution of subsequent statements.

hvl>> Install incomplete, please read the Compatibility chapter in the
hvl>> release notes for this version.

hvl>>

hvl>> Já pesquisei na net e não encontrei nada que solucionasse o problema.

hvl>>

hvl>> As tentativas de conexão foram com o IBExpert e também com o ISQL
hvl>> e recebo sempre a mesma mensagem de erro.

hvl>>

hvl>> [ ]’s,

hvl>>

hvl>> Hélio Oliveira

hgc> FireBase-BR (www.firebase.com.br) - Hospedado em www.locador.com.br
hgc> Para saber como gerenciar/excluir seu cadastro na lista, use:
hgc> http://www.firebase.com.br/fb/artigo.php?id=1107
hgc> Para consultar mensagens antigas:
hgc> http://www.firebase.com.br/pesquisa_lista.html