[firebase-br] Access violation at address 00000000 IBExpert + Firebird 4.0.1

Luiz Fernando Trevisan luizztrevisan em gmail.com
Quarta Fevereiro 23 09:15:56 -03 2022

Bom dia pessoal,

Alguém já se deparou com esse Access violation ao utilizar o IBExpert com o
firebird 4.0.1?

Error Message:
Access violation at address 00000000. Write of address 00000000

isso acontece ao executar alguns selects que retorne um campo data e hora ou
acessar o Database Monitoring, e ir nos itens "statements" "transactions"
ex:
select
   current_timestamp
from RDB$DATABASE

porém se eu fizer um cast do campo o erro não ocorre.
select
   cast(current_timestamp as timestamp)
from RDB$DATABASE

Ao acessar registros com campos do tipo timestamp o erro também não ocorre.

Estou usando a versão do IBExpert 2021.12.6.1
Firebird 4.0.1 em servidor Linux