[firebase-br] Rodar sistema em modo avião

Rogério rbleonel em yahoo.com.br
Sexta Dezembro 2 14:15:17 -03 2022

Olá pessoal.

Utilizo Delphi 10.4, Firebird 3.0, Zeos 7.2.14.

Tenho um caso, onde o usuário copia o banco de dados do servidor para seu PC para fazer consultas ao sistema quando está em viagem.

Sim, eu sei que não é a melhor prática, mas, o cliente quer desta forma e vida que segue.

O problema é que quando ele está utilizando o PC em modo avião, o aplicativo não consegue se conectar ao banco de dados. Vale lembrar que neste laptop está instalado o Firebird Server 3.0.

Faço com que se o sistema NÃO CONSEGUIR se conectar ao banco de dados pelas configurações normais, ele entrar numa except e faz as seguintes configurações:

         with ZConnection1 do begin

            Connected := False;

            Database := 'C:\Gauss\Dados\DADOS.FDB';
            HostName := '';
            LibraryLocation := ArquivoINI.ReadString('Zeos','LibraryLocation','');
            Password := 'senhabd';
            Port := 0;
            Protocol := 'firebird';
            User := 'SYSDBA';

            Connected := True;

         end;

Por favor, alguém saberia dizer o que está errado nessa configuração ou se está faltando alguma coisa para que a conexão com o PC em modo avião seja feita?

Obrigado,

Rogério.